Intensivo de Música

Para quem deseja dominar a linguagem musical

OBJETIVO

 

Nosso objetivo é que ao término do curso o aluno tenha o domínio completo da linguagem musical, sendo capaz de:

 

- Cantar ou escrever partituras para qualquer instrumento ou voz (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), em qualquer tom ou clave sem utilizar instrumentos musicais como ferramenta de apoio.

 

- Escutar e escrever as cifras da harmonia de uma música escolhendo inclusive a tonalidade a ser escrita, isso claro que sem o auxílio de instrumento musical. Esse sim é o famoso "tirar de ouvido".

 

 

SOBRE

SEJA BEM VINDO!
 

Comprometida com o ideal de transformar talentos em sucesso, o INTENSIVO DE MÚSICA é uma escola que possui uma proposta inovadora, trabalhando de forma dinâmica e moderna no ensino das matérias fundamentais para o pleno domínio da linguagem musical.

Nossas aulas foram desenvolvidas utilizando aporte tecnológico, transformando assim os momentos de aprendizagem em experiências dinâmicas e possibilitando a interação entre conhecimento teórico e a aplicação prática.

Nossos cursos são focados na aprendizagem das matérias de Teoria e principalmente a Percepção musical. Nosso objetivo e propiciar ao aluno o desenvolvimento das capacidades pessoais de identificar e utilizar novos conhecimentos, utilizando as ferramentas aprendidas de forma prática no seu trabalho aumentando assim o nível de excelência de suas atividades.

 

COGNIÇÃO

SOBRE A PERCEPÇÂO MUSICAL
 

Considerações sobre as habilidades na PERCEPÇÃO musical:

O ensino musical, abordado simplesmente, do ponto de vista teórico, sem aspectos práticos da sua realização (teoria no papel), já possui uma sistematização clara:

A. Apresentação dos conteúdos;

B. Exercícios de fixação;

C. Avaliação através de prova escrita, dos conteúdos assimilados.

O mesmo já não acontece com o estudo da percepção musical (ou treinamento auditivo, como alguns preferem chamar).

Abaixo, algumas habilidades práticas, que acreditamos, sejam relevantes na hora da sistematização de um ensino musical completo.

Habilidades práticas á serem desenvolvidas por nossos alunos ao longo dos ciclos de aprendizagem:

1. Comparar

Capacidade de perceber diferentes aspectos quantitativos e qualitativos entre opções oferecidas. Começando com aspectos gerais (quantitativos) e posteriormente, aspectos específicos (qualitativos).

2. Reconhecer

Capacidade de reconhecer, mesmo que sem determinar sua altura absoluta, questões melódicas , harmônicas e rítmicas.

3. Identificar

Capacidade de nomear/cifrar o lhe for apresentado. Seja através de “ouvido absoluto” ou relativo .

4. Classificar

É a combinação das habilidades de comparar, reconhecer e identificar. A partir de conteúdo apresentado o aluno o organiza (mentalmente, oralmente ou por escrito). Observa semelhanças e diferenças. Utiliza processos de eliminação. Trata-se de um processo complexo, muito útil na hora de ler (solfejar), escrever (ditado) ou transcrever (tirar de ouvido) uma melodia ou harmonia.

5. Entoar

Capacidade de emissão sonora (cantar) com afinação e volume satisfatórios para uma boa compreensão musical. Bom entrosamento entre ouvido interno (“percepção mental” das alturas) e ouvido externo (ouvido que perceber os sons emitidos, entoados).

6. Imitar

Ser capaz de repetir (mentalmente e oralmente) algum conteúdo que lhe foi apresentado.

7. Ler

Não só conseguir ler uma partitura no seu instrumento, mas também, conseguir analisá-la nos aspectos melódicos, harmônicos e rítmicos. Ser capaz de solfejá-la, adaptando-a, se for o caso, a sua tessitura vocal. Ter capacidade de ler em qualquer clave, tonalidade, fração de compasso e andamento.

8. Escrever

Conseguir escrever qualquer material musical que ouve ou ouviu (memória musical), sem o auxilio de nenhum instrumento, utilizando apenas o ouvido interno.


Prof. Juan Pablo M. Martin